sábado, 30 de maio de 2020

CRÓNICA - 5 ANOS DE PISCINA, BAR E PASSEIO MARÍTIMO DA CALDEIRA

Na Vila das Lajes, no final da Rua da Caldeira, próximo da zona costeira, onde muitos pescadores e mergulhadores frequentam e algumas moradoras ainda se banham no mar, existe um Passeio Marítimo no lado direito, que foi iniciado suas obras em 2010, levando mais de um ano para ser concluído, assim como o embelezamento do lado esquerdo, abaixo da pequena zona de lazer, com a ansiada piscina, balneários, bar, parque de estacionamento e rotunda.
Estes novos espaços foram inaugurados a 28 de Agosto de 2011 e atraíram muita gente de imediato. Esse evento contou com a participação de inúmeras entidades eclesiásticas, políticas, civis e público em geral.
Junto à placa da inauguração existe uma vedação com duas piscinas: uma grande para adultos e outra pequena para crianças, contém água salgada e doce, é conservada e filtrada, mudada duas vezes por semana inicialmente, mas depois tratada todos dias atualmente. Estão lá dois vigilantes. A piscina está aberta apenas na época de verão a partir das 10h da manhã até às 18h (de Junho a 30 de Setembro), os seus utilizadores têm de tomar duche antes de entrar nela e em 2015 algumas pessoas pagaram um euro. O local é vedado e além da piscina existem balneários e wcs, o Bar com doces, salgados, refeições e gelados.
Inicialmente era outra gerência, mas em 2013 vieram outras pessoas para continuarem esse trabalho, o bar evoluiu na sua ementa, apesar do habitual, é possível almoçar e jantar pratos maiores como em um restaurante. Além dessa evolução houve cantoria no Bar no final de Julho de 2014. Os meses com maior aderência de pessoal são sempre os de Julho e de Agosto.
Após Setembro a piscina fecha, porém o bar continuará aberto aos fins-de-semana e dias feriados, algumas vezes.
O Passeio Marítimo é excelente para caminhadas e corridas ao fim da tarde em qualquer época do ano, o ar é tão puro e a paisagem tão bonita que vem imensa gente, principalmente, na altura da primavera e do verão, para passear ou exercitar-se.
Nos últimos cinco anos muitas mais pessoas frequentaram esta rua e pararam no final da mesma, estas construções encaminharam mais população e ocorreu progresso na Rua da Caldeira da Vila das Lajes.

Autora: Lénia Aguiar.
Tenho todos os direitos de autora sobre este texto.
AGOSTO 2016

Sem comentários: