sábado, 30 de maio de 2020

CRÓNICA - ANTIGAS CIVILIZAÇÕES NA FESTA DA VILA DAS LAJES

No dia 5 de Outubro de 2013 foi a vez de ver desfilar desde a Rua S. Miguel Arcanjo até ao Largo da Igreja Paroquial de S. Miguel Arcanjo o Cortejo De Abertura das Festas 2013 abordando três das maiores civilizações do mundo (Romana, Chinesa e Grega). No dia 8 de Outubro aconteceu o desfile do Cortejo do Bodo de Leite da minha querida Vila das Lajes.
O Cortejo de Bodo de Leite continha cinco carros alegóricos. Falei com um dos membros da comissão das festas Mathew Mendes e efectuei pesquisas sobre o tema As Antigas Civilizações, elaborando esta crónica baseada nas Civilizações do cortejo.
O primeiro carro alegórico representava a Civilização Egípcia que surgira à três mil anos antes de Cristo no norte de África junto ao rio Nilo e ao Mar mediterrâneo. Havia na parte superior do carro alegórico duas esfinges, a imperatriz, dois soldados e a figura de uma pirâmide, na parte lateral estavam os hieróglifos (escrita egípcia e maia), perfis do faroó e do seu povo, na parte detrás destacava-se a figura principal da hierarquia egípcia com roupa colorida com os braços abertos como se fossem duas asas abertas cheias de penas.
Seguidamente a Civilização Inca surge, é anterior a Cristo quatro milénios, contribuíram para a evolução das técnicas de construção da pedra, de comunicação, como por exemplo os primeiros contactos ancestrais, das danças e da música. Eram realçadas as tribos e suas danças, o imperador ou faroó no seu trono, as antas e uma serpente.
O terceiro carro representava a Civilização Romana, continha as espadas, os escudos, os soldados e o Coliseu de Roma onde aconteciam as típicas lutas. Esta civilização apareceu na península itálica oito séculos antes de Jesus Cristo. Contribuiu para a evolução do governo europeu, da arquitectura, da tecnologia, do comércio, da gastronomia, da agricultura, da literatura e da guerra.
A Civilização Chinesa compunha o quarto carro, em relevo se encontravam as bailarinas japonesas, as construções em pedra e metal, e o Rio Nilo pintado debaixo de um viaduto. Esta Civilização foi das primeiras a aparecer no mundo e passou pelas Idades do Bronze e do Ferro.
Em último lugar, a Civilização Grega, a primeira, a que surgiu no Paleolítico. A abrir o quadro grego caminhavam seis deusas com bandejas de frutas e afrodisíacos; no carro, atrás da rainha, estavam as Ruínas do Templo de Diana, edifício destaque da Grécia. As construções em pedra, cerâmica e metal; o teatro, a poesia, a música, o desporto (Jogos Olímpicos) e os heróis gregos eram destacados com fotos em redor do carro alegórico.
Após o término do cortejo ainda havia o desejo de ver mais carros com as restantes civilizações do mundo. É de louvar o trabalho que tiveram para compor tais quadros, iniciaram o projecto um pouco antes das festas do concelho e saíram-se muito bem. Parabéns a todos.

Sem comentários: