sábado, 30 de maio de 2020

CRÓNICA - SER MULHER NAS FESTAS DA VILA DAS LAJES 2016

As festas da Vila das Lajes 2016 foram magnânimas organizadas por oito mulheres aludindo o tema “Ser Mulher – Essência da Vida, Equilíbrio do Mundo!”.
O programa foi bastante apelativo, tentando agradar a todas as pessoas dos diversos patamares etários, em particular a mulher entretendo com cortejos, desfiles, dj, procissão, concertos com homens tocando e cantando, excursões, touradas, cantoria, fado em tributo das mulheres, comédia com homens.
O trabalho foi dividido e realizado por mulheres e homens; os carros alegóricos foram minuciosos e destacaram a mulher, principalmente as rainhas das festas que foram homenageadas no último carro com a presença de fotografias.
As coreografias foram feitas com a ajuda de Ana Eduarda Rosa e Eduardo Azevedo, como acontece normalmente todos os anos de festa.
O cortejo de abertura na noite inicial de dia 1 de Outubro e o Bodo de Leite a 4 de Outubro, assim como o desfile final de Chefes de Protocolo e Rainhas das festas da Ilha Terceira 2016, foram os pontos mais altos e engalanados desta festa anual que fechou as festividades da época veronil.
A marcha popular foi uma homenagem às mulheres, relevando as cantoras e dançarinas, algumas acompanhadas dos maridos, outros dos namorados e outras de amigos ou/e parentes.
Todas as mulheres são um brilho e engrandecem a Vila das Lajes e a Ilha Terceira destes Açores. Existem aquelas que participam nas festividades e que ganham mais fama pelas suas ocupações e roupas magníficas; existem aquelas mulheres que organizam as festas tradicionais da vila; existem aquelas mulheres que conhecem a essência da vida; existem aquelas mulheres que sabem o equilíbrio da vida; existem aquelas mulheres que são famosas; existem aquelas mulheres que assistem às festas e aplaudem; existem aquelas mulheres que pertencem a grupos sociais; existem aquelas mulheres que são solteiras e existem aquelas mulheres que são casadas.
O cortejo do Bodo de Leite foi tradicional e moderno, com a presença do passado e do presente, realçando muito as mulheres em diversos aspetos, enquanto cavaleiras, crianças, meninas, filhas, mães, solteiras, casadas, empregadas de festa, empregadas de casa, trabalhadoras, caseiras, antigas, artesãs, domésticas, adolescentes, adultas, familiares, tecedeiras, costureiras, festeiras, modernas, atrizes, espetadoras, comerciantes, vendedoras, compradoras, modelos, princesas, duquesas, santas, deusas, maquilhadoras, pintoras, professoras, médicas, artistas, cozinheiras, polícias, mordomas, fadistas, dançarinas, camareiras, bailarinas, coreógrafas, floristas, damas e cavalheiros, comprometidas com seus acompanhantes, grávidas e raínhas. Por fim quero acrescentar que as fotógrafas e escritoras também devem ser realçadas porque ajudam a recordar as festas.

Sem comentários: