sábado, 30 de maio de 2020

CRÓNICA - JUVENTUDE DESPORTIVA LAJENSE

O Clube e a Equipa da Juventude Desportiva Lajense foram fundados por dezanove membros a 18 de Maio de 1958. Esses diretores não foram jogadores profissionais.
A equipa começou com doze jovens, como os atuais iniciados, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Com o passar dos anos a equipa evoluiu e aumentou o número de jogadores para 18 membros na década de 80. Com os anos a equipa voltou a diminuir o seu número de jogadores ao passar a haver escalões.
A Juventude Desportiva Lajense passou a ter vários escalões ainda no século XX. Os escalões atuais são: infantis, juniores, juvenis, iniciados, seniores, veteranos e femininas.
O primeiro escalão foi intitulado de Iniciados (dos 13 aos 18 anos), o segundo escalão - juvenis (dos 12 aos 24 anos), o terceiro escalão - infantis (dos 4 aos 10 anos), o quarto escalão - femininas com duas equipas (dos 10 aos 20 anos), o quinto escalão - juniores (dos 10 aos 13 anos), o sexto escalão - seniores (dos 30 aos 40 anos) e o sétimo escalão - veteranos (dos 40 aos 60 anos). Também existem duas equipas mistas de infantis e de juvenis. As equipas têm poucos membros, variam consoante os escalões, mas já aconteceu uma equipa contar com a presença de vinte jogadores. No próximo campeonato, em 2016/2017, haverão mais equipas, entraram mais juniores, juvenis, iniciados e femininas, farão o total de quinze.
Aconteceram muitas mudanças e inovações ao longo do tempo. Alguns jogadores mudaram a sua posição em campo, se tornaram diretores, treinadores e adeptos; além disso vieram jogadores de quase todas as freguesias do concelho para se incluírem nos escalões na específica idade.
O Clube da Juventude Desportiva Lajense inaugurou em Dezembro de 2005 um Pavilhão Recreativo para aulas de Dança e foi iniciada a Academia de Dança da J.D.L. no segundo andar do Clube da J.D.L. com três escalões (femininas, infantis e juvenis), as primeiras são singulares e as restantes com pares, o limite de idades varia entre os 4 e os 20 anos.
As equipas mistas no futebol iniciaram-se com os escalões infantis e juvenis em Setembro de 2009 e em Setembro de 2011 apareceu uma equipa feminina. A partir de Setembro de 2013 foram começadas as equipas dos juniores, seniores e veteranos.
A J.D.L. progride com os anos. Participam nos jogos mais de 200 atletas. Nesta década tem sido organizado um evento diferenciado todos os meses para angariar fundos para a J.D.L. ou para a Junta de Freguesia.
A Juventude Desportiva Lajense já arrecadou mais de 100 taças, umas dezenas de troféus, poucas bandeiras e algumas medalhas. Não sabem a quantidade certa e não querem informar. Nesta década já venceram cerca de vinte vezes. Acham muito fácil ganhar porque têm vários escalões. A equipa sempre teve uma boa posição na tabela local e regional.
O presidente, o vice-presidente e os outros membros da direção atual e passada já foram jogadores e venceram. Apareceram muitos campeões ao longo das épocas, em diversas idades e escalões, como é o caso de os iniciados várias vezes, os infantis duas vezes tal como os juniores, os seniores quatro vezes e os juvenis uma vez. Os veteranos nunca participam no campeonato.
As equipas da Juventude Desportiva Lajense são regionais, jogam em campos da ilha Terceira e de outras ilhas dos Açores, mas os jogos não são transmitidos para a televisão a não ser em gravações amadoras ou através do canal da MEO da Junta de Freguesia da Vila das Lajes com o número 308021. Os resumos finais da taça são apresentados na tv e a J.D.L. conta com uma página no facebook atualizada. As equipas já apareceram com a Vitec em entrevistas e excertos de jogos.
O Clube J.D.L. costuma receber pessoal para assistir aos jogos de futebol portugueses e internacionais, todos os canais da MEO ligados ao futebol estão disponíveis.
Em Maio de 2016 foram celebrados os 58 anos da Juventude Desportiva Lajense, comemoraram-se com uma Gala no Auditório do Ramo Grande da Praia da Vitória, a 22 de Maio, foram entregues várias vezes os prémios seguintes: Treinador, Formação, Diretor e Adepto.

Sem comentários: