quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CRÓNICA - Os Livros São Nossos Amigos

Desde criança, antes de aprender a ler, que tive contato com os livros, minha mãe lia-me muitos contos, alguns populares, outros mais modernos, desde a fantasia à aventura. Minha avó lia-me jornais. Mais tarde li-os sozinha e aprendi muito. Desde que se inicia na escola que há ligação aos livros e a descoberta de muitas letras,
palavras, números, cálculos, histórias, lugares e do nosso corpo.
Sempre vi um amigo num livro, pois muitas vezes refugiava-me na biblioteca a ler e a escrever, deixando os meus e minhas colegas de lado, eram parvos (as) e só queriam gozar. Sempre fui das melhores alunas e aprendi muito com os mágicos de folhas bem encadernadas, sei muitas histórias de diversos assuntos e inspiro-me facilmente.
Um leitor atento percebe que o livro é quase alguém ou um grupo de pessoas com cultura. Só os mais inteligentes sabem aproveitar o benefício de um livro. Seja de que tema for, um livro tem sempre mais valor do que uma conversa com algumas pessoas. Pois as páginas escritas com finura e beleza singular enriquecem as mentes e não costumam magoar, enquanto as pessoas, às vezes, parecem venenosas e más que quase nos açoitam com as palavras frias e amargas como pedras que vomitam desnecessariamente.
Muitos (as) escritores (as) anseiam por ver os seus escritos, que por vezes espelham os seus sonhos ou as suas vidas, nas bancas das tabacarias e livrarias para ganharem algum dinheiro e fama, demostrando ao mundo desocupado o que descobriram noutros livros ou noutras páginas da vida. É difícil, constantemente, cativar um (a)
leitor (a), é necessário vencer algumas batalhas e a primeira delas é consigo mesmo.
Depois tem de se convencer a editora que se está à altura de estar na frente de
combate sem sair ferido demais ou pronto para a sepultura. Ao ganhar-se várias batalhas e ao tornar-se um bestseller, vencendo a guerra, o (a) autor (a) transforma-
se na triunfadora deusa da literatura, desafiando as artes.
Agatha Christie é uma das que vendeu muito e tornou-se popular com policiais. Outra autora de destaque é a Danielle Steel que triunfou nos romances. E ainda há a J.K. Rowling que é uma das que cativou muitos leitores que adoram o mundo da fantasia.

Setembro

Para visualizar toda a revista, acesse o seguinte link:
http://www.varaldobrasil.com/media//DIR_158701/d248bcae97431e04ffff83327f000101.pdf

Sem comentários: